Após uma ansiosa espera, finalmente foi possível testar a primeira demo do PES 2013 e divulgar pra vocês todos os detalhes.
Não exatamente. Testei os bugs mais comuns do PES 2012 e alguns realmente foram eliminados nesta versão, como o chutality (teleguiado) e o super cancel. Mas o passe em profundidade com triângulo, ainda encaixa de forma eficiente em algumas situações passando, inexplicavelmente entre os zagueiros. Mas é notório que é acontece com menos frequência.
Os juízes estão menos rigorosos do que no PES 2012 ?
Sim, no PES 2012, praticamente qualquer colisão entre os jogadores, o juiz apitava e parava o jogo, e creio que agora conseguiram encontrar um equilíbrio, tornando a partida muito mais dinâmica.
Existem mais recursos defensivos para eu recuperar a posse de bola ?
Ate o momento, identifiquei que tem um recurso de defesa, no qual se aperta X duas vezes, e o jogador "dá o bote" para tentar tomar a bola.
Em relação ao plano de jogo, houve alguma mudança relevante ?
Aparentemente, mantém-se intactos tudo relacionado ao plano de jogo: formação tática, estilo de time, estratégia, entre outros, modificando, apenas um pouco do visual.
Houve melhora gráfica no jogo ?
Não. Por decisão estratégica, a equipe de desenvolvimento manteve a mesma engine gráfica do PES 2012, em pró de se dedicar exclusivamente a melhorar a jogabilidade. Isso deve-se, também, ao fato de já ter uma equipe trabalhando no PES 2014, que vai ser totalmente remodelado, inclusive contará com uma nova engine.
Eu ainda posso optar pelo analógico ou direcional para a movimentação dos jogadores?
Sim, mas a configuração padrão tem o controle do jogador apenas pelo analógico e a seleção de táticas/estratégias pelo direcional, sendo que é possível modificá-la nas opções de perfil para os moldes antigos (movimentação no analógico ou direcional e seleção de táticas/estratégias com select). Isso pode ser um indicativo do boato que a Konami pode abandonar totalmente a opção de mover os jogadores pelo direcional em versões futuras.
Como estão os chutes ?
Muito mais consistentes. Comparando com as versões anteriores, tal como no PES 2010, o chute é fiel à direção escolhida e tal como no PES 2011, os chutes de longa distância voltaram a ser eficientes. Só me pareceu um pouco estranho a alta eficiência nos chutes do melhores jogadores como, por exemplo, Rooney e Cristiano Ronaldo: praticamente todos os meus chutes foram convertidos em gol.
Os passes estão mais precisos ? Mudaram algo ?
Não notei maiores mudanças em relação ao PES 2012, versão a qual eu já considerava o sistema de passes bastante consistente. Inclusive, nas configurações do perfil, ainda há a mesma opção de ajustar o nível de assistência do passe (de 0 a 4).
Em relação às configurações do perfil do jogador (dados pessoais), mudou algo ?
Sim. Em primeiro lugar, o número de perfis máximo aumentou de 10 para 18, uma adição muito importante, principalmente para quem costuma jogar com muitas pessoas no mesmo console:
Na configuração de botões, como dito anteriormente, traz, por padrão, controle do jogador apenas por analógico, podendo ser mudando facilmente para apenas direcional ou direcional/analógico:
As opções de assistência automática agora vem todas na mesma tela. Dessa vez, o cursor vem como Com assistência, por padrão (recomendado mudar pra semiassistência), apoio ao passe com 4 barras (no PES 2012 vinha com 3) e carrinho Forte ativado (recomendado mudar para desligado). Pode-se notar duas novas opções:
Chute manual
Por padrão, para efetuar um chute manual, mantenha o L2 pressionado. Com esta opção ligada, todo chute sempre será manual.
Manual de orientação
Quando ligado, ao estar com a posse de bola e manter L2 pressionado, aparecerá uma seta de apoio. Visto que esta seta vai mostrar a direção de seu passe, é aconselhável mantê-la desligada.
As opções de fintas personalizadas continuaram iguais a do PES 2012.
Que novidades interessantes o jogo trouxe este ano ?
Como o foco do jogo foi ajustar a jogabilidade da versão anterior (tanto que nem justificava lançar uma versão nova em disco, creio que um DLC fosse o suficiente), as novidades praticamente ficaram restritas ao que os jogadores podem fazer em campo. Seguem algumas interessantes:
1-2 dinâmico
Como todos sabem, no 1-2 convencional, ao efetuar um passe mantendo o L1 pressionado, o jogador que o efetuou, corre horizontalmente para recebê-lo do companheiro. Com o 1-2 dinâmico, pode-se escolher a direção que o jogador irá correr para receber o passe, bastando, para isso, usar o analógico direito para escolher a direção desejada.
Reposição do goleiro com power gauge (barra de força)
A partir de agora, é possível definir a força desejada para reposição do goleiro, tanto para passes com a mão, quanto com o pé. Recurso muito útil para possibilitar contra-ataques rápidos
Mandar o zagueiro dar o bote
No PES 2012 havia um número excessivo de faltas, e este novo recurso permite que você acompanhe o atacante na marcação (R2+X), porém só dê o bote se realmente tiver a intenção, bastando para isso, apertar X duas vezes.
Escanteio curto
Finalmente, é possível fazer um jogador vir receber o passe próximo ao batedor. Basta apertar L1.
Colmo posso conhecer todos os comandos novos do PES 2013 ?
Durante uma partida, aperte start para pausar o jogo e vá em lista de comandos. Em seguida, aperta R1 para ir para a página 6 da lista de comandos e você poderá aprender todos os comandos novos do PES 2013:
Em breve, adicionarei um vídeo explicando algumas coisas abordadas neste post.




Nenhum comentário:
Postar um comentário