Hoje completou 5 dias que a primeira demo do PES 2013 foi disponibilizada para o público em geral. e fiz um grande esforço para postar, o mais rápido possível, minhas primeiras impressões. Evidentemente que, após algumas dezenas de partidas, muitos conceitos
podem ser modificados e novos aspectos passam a saltar os olhos.
podem ser modificados e novos aspectos passam a saltar os olhos.
Minha segunda análise tem sido bastante facilitada, não só por utilizar o demo versão PC, como devido a algumas ferramentas liberadas por voluntários mundo fora. Uma delas, desbloqueia as demais opções de configuração de partida: condição dos jogadores, tempo de partida, prorrogação, etc, sendo que a demo original permite apenas selecionar o nível de dificuldade.
Seguindo a tradição do Blog CTC, vou responder a algumas perguntas que os jogadores têm curiosidade em saber sobre o jogo:
Realmente não há mudanças no plano de jogo ?
Consegui identificar, até o momento, uma mudança interessante: os goleiros, a partir de agora, também possuem habilidades especiais, conforme imagem abaixo:
Reparem que Casillas tem a habilidade Arremesso Longo. Até então, habilidades eram uma característica que deixava os goleiros de fora. Neste momento, vocês podem estar se perguntando: como você está visualizando os stats de Casillas, já que o Real Madrid não vem como time disponível na primeiro demo ? Simples: as comunidades que trabalham com edição do jogo, sempre liberam patches que disponibilizam times adicionais na demo. Com um pouco de pesquisa no Google, são encontrados facilmente.
Ainda é possível o controle do segundo jogador ?
Sim. E está funcionando exatamente da mesma maneira que no PES 2012. Quem ainda tiver dúvidas sobre este recurso, basta acessar aqui.
Dentre os novos recursos do jogo, algum já se mostrou promissor ?
Três recursos me pareceram bastante úteis a princípio: um deles, é poder dominar um passe levantando a bola. Para isso, basta receber um passe mantendo o R3 pressionado, com o direcional neutro. Após isso, direcionar para o lado oposto, e o jogador fará um chapéu.
O segundo recurso é realizar um chute garantidamente rasteiro. Sempre me incomodou no PES 2012 a dificuldade para realizar esta tarefa. Com o PES 2013, ficou muito mais fácil: mantenha L2/LT pressionado, aperte quadrado e, em seguida, triângulo ainda com a barra de força sendo exibida. Como, neste caso, o chute é manual, deve-se escolher a direção desejada.
E o terceiro recurso, é o passe alto e lento que, com certeza, será muito utilizado para viabilizar algumas jogadas. Para executá-lo, manter R2/RT pressionado, apertar bolinha e direcionar para o jogador que receberá o passe.
Fora estes recursos, continuarei testando os outros, a fim de constatar (ou não) se podemos aproveitá-los.
Algum bug relevante já foi descoberto nesta versão ?
Alguns comportamentos estranhos já aconteceram e, inclusive, tem sido divulgados amplamente nas redes sociais. Pesquisando no You Tube, já consegue-se ver chutes de Cristiano Ronaldo e Rooney extraordinários, assim como um chute de Balotelli do meio-campo.
Mas ainda é cedo para classificá-los como bugs, visto que devem ter um percentual mínimo de freqüência para serem considerados como tal. Em umas duas partidas que joguei, aconteceu aquele lance irritante do PES 2012, no qual você chuta de fora da área, a bola bate em um zagueiro e desloca o goleiro.
Está com arbitragem satisfatória de fato ?
Está com arbitragem satisfatória de fato ?
Comparado ao PES 2012, considero a arbitragem muito superior. Era comum o juiz apitar um simples contato físico entre atacante e marcador, prejudicando a dinâmica do jogo. No PES 2013, lances bobos não são apitados e, faz com quem tenhamos menos lances de bola parada durante a partida.
Continua com jogadores semi-deuses ?
Até o momento, tive a impressão que, finalmente, o jogo evoluiu neste sentido, e melhorou o sistema defensivo a tal ponto, que é perfeitamente possível roubar a bola, mesmo de jogadores com overall alto. Outra boa impressão que tive, é que os zagueiros estão correndo mias rapidamente, o que minimiza aquele conhecido problema dos jogadores velozes botarem a bola na frente, e nenhum defensor conseguir alcançar.
Já é possível afirmar qual será o melhor time/seleção do jogo ?
Ainda não. Mas, visto que o sistema defensivo com muita qualidade, creio que teremos pelo menos uns 10 times/seleções competitivas, principalmente porque times como o PSG fizeram grandes contratações(Ibrahimovic, Thiago Silva, etc) e, com isso, haverão outras alternativas viáveis, além dos velhos conhecidos Real Madrid e Barcelona.
Alguma novidade sobre partidas on line?
As partidas on line do PES 2012 são muito instáveis e a queda de conexão durante as partidas acontece com uma freqüência muito grande. O canal oficial da Konami já divulgou vários vídeos promovendo o PES 2013, porém ainda não se tocou neste assunto, o que pode ser um mau sinal de poucas novidades neste sentido.
O PES 2013 é superior ao PES 2012 ?
Tudo indica que sim. Já sabíamos, desde o início, que o PES 2013 seria uma versão de transição e, para o que ele se propõe, está cumprindo seu papel. Resta-nos torcer que bugs reportados possam ser corrigidos até o lançamento da versão final e o que os bugs posteriores sejam corrigidos em tempo hábil, a tempo de não comprometer a jogabilidade e a diversão.
Torço muito que a Konami possa nos oferecer muito mais do que apenas 3 patches por versão, e não nos deixe meses e meses com uma versão estagnada, como vem acontecido anualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário