quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista com Pro Player - Fábio Fontoura

Hoje, o Blog CTC traz um represente do estado de Goiás: Fábio Fontoura. Vocês vão notar, em suas palavras, um grande conhecimento técnico da engine do Pro Evolution Soccer.

Qual o seu nome e sua idade ?

Fábio Fontoura dos Santos

Com qual versão do PES você começou a jogar ?

Pro Evolution Soccer 5. Mas o futebol, mesmo, iniciou-se no Super Nintendo (Internacional Super Star Soccer Deluxe) 

Desde que versão do PES você joga em nível competitivo ?

Desde o Pro Evolution Soccer 6 e Pro Evolution Soccer 2008 com a rivalidade Anápolis X Brasília (cidades brasileiras). 

A cada versão do PES, notamos mudanças drásticas na jogabilidade, a adaptação geralmente é demorada ?

Não. Pois, antes mesmo do lançamento, procuramos nos adaptar aqui, pra sempre estar preparado. pois aqui em Anápolis (cidade do estado de Goiás) temos uma equipe bem instigada. Eu, Alonso, Alexandre Pato (meu irmão), Zecão (excelente jogador, só jogou um campeonato, ganhou vaga pro Campeonato Brasileiro e depois não jogou mais), Bilu Juan ( recém integrante da equipe de treinamento que tem tido um excelente crescimento com os treinos),  Kaka, etc. Então, sempre preparados.

Foi uma inovação interessante do PES 2012 um time passar a ter 4 táticas possíveis? Ou na prática os ajustes táticos acontecem muito mais durante as partidas?

Sim. Pois notamos, a cada versão, que os oponentes estão mais rigorosos em suas táticas e como possuem vários tipos de técnicas e estilos de jogos, devemos ter, no mínimo, 3 estratégias. Notamos que o melhor é se adequar a uma só tática onde se marca e ataca.

Alguns jogadores quando saem na frente do placar, alternam para uma tática mais defensiva, com a intenção de dificultar a "virada" do adversário, isso é algo frequente entre os pro players ?

Realmente, isso acontece com frequência,. pois é melhor prevenir, do que remediar. Agora, vai uma dica excelente: se seu oponente coloca todo time pro ataque e você recua todo time pra defesa, pode ter certeza que levara mais pressão, do que se você colocasse um time mais padrão. Exemplo: se no jogo está 2x1, o adversário coloca um 3-3-4 e você coloca 4-4-2 você defenderá melhor e fará um contra-ataque excelente pelas pontas.

No PES 2012, a IA do jogo já é boa o suficiente para o jogador confiar em jogar com laterais sem comprometer o setor defensivo ?

É claro. Se notarmos o sistema do PES 2012, veremos que se o cyber-atleta realmente conhece o jogo, a tática ficará perfeita, é só prestar atenção na tática do Barcelona. Ficou boa. Tirando alguns bugs que, infelizmente, o jogo teve. Exemplo: a troca de cursor quando o adversário faz um passe com triângulo, onde na hora de interceptarmos o passe, o jogador da uma oscilada e girar em 360° e aí você sabe o final da história.

Como se chega à tática ideal ? É na base da tentativa e erro ?

Isso de tática ideal depende de pro player, pois não existe a tática que marca ou faz gol sozinha. Depende do estilo de jogo do cyber-atleta. Agora se olharmos os erros do jogo, acho a 4-1-2-3 excelente. Exemplo: 3 CB, 1 SMF, 1 DMF, 2 LMF, 3 CF ou 2 CF e 1 RMF.

A cada nova versão, uma nova tática se mostra mais eficiente ou no fim das contas o princípio tático é sempre o mesmo ?

Em todas as versões, o principio sempre foi o mesmo. Eu, particularmente, procuro  sempre o 4-1-2-3. Mais sempre testo outros esquemas táticos para cada PES.

Existe uma forma ideal de marcar ? O estilo de marcação será diferente se você tiver conhecimento prévio do seu adversário e já souber, por exemplo, que ele joga mais individual ou coletivamente ?

É como eu mencionei antes, dpende muito do estilo de cada pro-player. Uns usam quadrado e X, outros usam somente X, e outros só marcam usando o cursor. Mas, para mim, a marcação ideal vem de treino. Dependendo de cada situação da partida, uso o comando necessário. Devemos oscilar a marcação para enganar o adversário e, se você conhecer o adversário, é claro que fica mais fácil.

É possível defender bem sem utilização de goleiro manual ? Se não é possível, em que situações este recurso é útil ?

Sim e não, o goleiro é uma das armas mais importantes do jogo ao meu ver, pois notamos que, quando um jogo é pegado e truncado, onde o detalhe finaliza a partida, o goleiro manual salva. Exemplo: se o seu adversário vier sozinho, em sua direção, ligue o manual e segure triangulo e, ao mesmo tempo, desligue o manual, solte o triângulo e aperte o quadrado, aí o goleiro irá cercar o oponente. Dependendo do adversário, ele treme em frente ao goleiro manual, errando o comando, tentando mudar o que planejava fazer. 

Alguns jogadores acham desaconselhável usar o quadrado para marcar, alegando que tira o defensor de sua posição original, deixando lacunas na defesa. O que você acha disso ?

Não é aconselhável marcar de quadrado, se você não sabe usar esse recurso, porque, com certeza, você irá abrir um buraco em sua zaga. Agora, lá vai uma dica: se você quiser marcar de quadrado, coloque seu cursor em um jogador mais distante e fique cercando ate a máquina roubar a bola.

Existem práticas desaconselháveis para se montar uma boa tática ? Como utilização de líbero, por exemplo ?

Não, varia para cada pro-player. Líbero, para mim, só dá condição de jogo no um-dois.

Dizem que é ideal jogar no chão (sem cruzamentos), pelo fato de um pro player sempre defender facilmente bolas altas, bastando, para isso, acionar o goleiro manual. Verdade ou mito ?

Depende. Para mim, é mito, porque vai que seu oponente não sabe marcar bola alta. O melhor é variar as jogadas que, com certeza, irá enganar seu adversário.

É importante arriscar chutes de fora da área ? Ou é melhor trabalhar uma jogada pra chegar mais  próximo ao gol e aumentar as chances de convertê-lo ?

Nunca arriscar. Procure fazer o mais consciente possível. Sempre é melhor trabalhar a bola.

É possível ser eficiente no ataque apenas mantendo posse de bola, com bom passe e criando as oportunidades ? Ou é essencial também ter uma boa habilidade individual e driblar bem ?

Tudo em um conjunto.

No PES 2012 há uma polêmica muito grande em relação ao excesso de bugs. Eles são essenciais para vencer ? É possível ser competitivo sem estes recursos ?

Os bugs vieram pra ajudar quem não tinha muita habilidade. O melhor é não tê-los. Não adianta sermos otimistas em relação a isso, pois todas as versões vieram assim. Então, é se adaptar. O melhor é saber todos os recursos que o PES trará, pois ate hoje, vimos que o PES 2012 seria o ideal, se não tivessem os bugs chutality e super cancel.

Você já testou a primeira demo do PES 2013 ? Se sim, quais foram suas primeiras impressões ?

Sim. Excelente, até acharmos os bugs. Pois já tem 3: o Chutality(que veio do PES 2012), o Drible Manha (onde agora pode-se fazer os comandos sequenciais que ajudam a fintar e driblar seu oponente) e o bonezinho com chute (esse é novo, domina e da um boné no adversário e faz o arremate). Depois, tenho certeza que aparecerão mais, mas nada que ajude um cara destreinado, pois até agora são bugs que, quem treinar, sempre terá mais chances, pois depende de vários comandos e não de um quadrado e L1/LB.