terça-feira, 17 de julho de 2012

PES 2012: Entendendo as opções de Assistência Automática (com videocast)

O PES 2012 trouxe uma adição muito bem vinda, que é o controle do segundo jogador. Isso aumenta consideravelmente seu leque de jogadas, visto que você não fica limitado apenas ao jogador com o cursor, ou seja, o que está com a posse de bola. 




Como funciona o controle do segundo jogador ?

Existem 2 tipos de control do segundo jogador, o assistido e o manual. 

Assistido

Para acionar o companheiro, uma vez com a posse de bola, aperte o R3 (analógico direito) e direcione para o jogador desejado. Após o comando, o companheiro começará a correr em direção ao gol adversário (sempre horizontalmente), por um período de tempo. Durante este tempo, há várias jogadas interessantes que podem ser realizadas: geralmente, espera-se o companheiro ficar numa posição favorável e faz-se um passe em profundidade (triângulo) ou passe alto (L1 + triângulo), tomando o cuidado de realizar o passe antes que o jogador fique numa possível situação de impedimento. Times com atacantes rápidos se beneficiarão bastante com esta jogada. Considerando que alguns atacantes, além de serem rápidos, tem o atributo de equilíbrio alto (quanto mais alto, mais difícil para o adversário tomar a bola), o benefício será maior ainda. Alguns jogadores alegam que a alta eficiência desta jogada, deve-se a um bug do jogo, já que a os zagueiros, com muita frequência, ficam um pouco perdidos nesta situação, deixando o atacante passar livremente em direção ao gol. Uma estratégia eficiente neste sentido é, no estilo de time, manter a linha defensiva com valores baixos (preferencialmente, inferiores a 10), para que a zaga fiquei mais postada e um pouco mais atrás, para dificultar este tipo de jogada.

Uma variação interessante é, em vez de efetuar o passe imediatamente para o segundo jogador que está correndo, passar a bola para um terceiro jogador e, enfim, para o segundo. Como já dito em um post anterior, jogadores tops sempre tentarão interceptar seus passes, então convém não repetir as mesmas jogadas com frequência, variar (e inovar) é a chave para a vitória.

Como terceira opção, pode-se mandar o segundo jogador correr, continuar com a posse da bola e não efetuar o passe. Mais uma vez reforçando, amplie cada vez mais seu leque de jogadas, limitar-se é garantir uma série de futuras derrotas.

Manual

Para acionar o companheiro, uma vez com a posse de bola, aperte o R3 (analógico direito), direcione para o jogador desejado, e mantenha o R3 pressionado, enquanto quiser controlá-lo.

Este controle manual é um recurso muito poderoso, porém bastante difícil de dominar, exige muto treino. e coordenação motora, o que faz com que muitos jogadores desistam de treinar neste modo. Assim como o modo assistido, ele permite um leque bastante variado, porém com uma abordagem diferente. Ao contrário do outro modo, o segundo jogador não correrá por um certo tempo sempre pra frente, passa a ser literalmente igual ao controle do jogador com o cursor, e de forma independente. Sendo assim, há algumas situações de jogo interessantes, nas quais ele se mostra bastante útil, como tirar um companheiro do impedimento (movendo-o para trás), deixar o parceiro livre da marcação para receber um passe ou até mesmo acompanhar o jogador com o cursor e realizar trocas de passes.

Como funcionam as opções de  Assistência do Jogador ?

A partir de PES 2012, o jogador passou a contar com 4 opções de Assistência do Jogador:


Passe

Quando ativado, permite que o jogador efetue o passe automaticamente, em situações nas quais ele, ao receber o passe, não esteja com o cursor ativado. Por isso, não é recomendável que esta opção fique ativada, uma vez que um passe nem sempre será a melhor estratégia. Pode-se optar, por exemplo, em manter a posse de bola e tentar um drible.

Chute

Quando ativado, permite que o jogador efetue um chute a gol automaticamente, em situações nas quais ele, ao receber o passe, não esteja com o cursor ativado. No caso desta opção, vale à pena deixá-lo ativado, pois há duas situações nas quais suas chances de gol aumentam consideravelmente: na primeira, muitas vezes o goleiro dá o rebote e se seu jogador pegar a sobra de bola, chutará imediatamente, com grandes chances de  converter em gol ou o goleiro espalmar pra fora. Na segunda situação, é muito comum, em jogadas de cruzamento rasteiro na linha de fundo, o jogador, que aguarda o lance na área, efetuar um carrinho automaticamente, e chutar pro gol.

Aliviar

Visto que, ao recuperar a posse de bola dentro da área, não é recomendável trocar passes e arriscar perder a bola novamente, é interessante manter esta opção ativada, visto que, ao recuperar a bola em sua grande ou pequena área, seu jogador chutará forte (geralmente a bola irá sair na lateral) para livrar a defesa do sufoco, o mais rápido possível.

Carrinho Automático

Única das 4 opções que tem 3 variações (Não, Normal, Forte), é interessante que fique desativada. Ao habilitar esta opção, os jogadores darão carrinhos automaticamente (com mais ou menos frequência, dependendo se for Normal ou Forte) e as chances de você entregar um pênalti ao adversário serão muito maiores. Além disso, quando seu adversário fingir um chute, seu defensor, em vez de levantar a perna, efetuará um carrinho.

Para ilustrar um pouco o que foi explicado acima, resolvemos inovar, com o primeiro tutorial em áudio e vídeo do Blog CTC:

Um comentário: