Existem vários tipos de jogadores de Pro Evolution Soccer: os casuais, os profissionais, os fanáticos, os apaixonados, os curiosos. Para este último tipo, este post é especialmente dedicado: você, que joga Pro Evolution Soccer no seu dia a dia, tem curiosidade em
conhecer o FIFA, da EA Sports ? Entender porque, inegavelmente, ele está conquistando tantos adeptos e atualmente está superando o PES em vendas ?
conhecer o FIFA, da EA Sports ? Entender porque, inegavelmente, ele está conquistando tantos adeptos e atualmente está superando o PES em vendas ?
Eu acompanho sempre a crítica especializada e, nos últimos anos, tem havido uma unanimidade em torno do FIFA, algo que só começou a mudar um pouco, agora em 2012, com o lançamento do PES 2013, o qual as mesmas pessoas que condenavam o jogo, estão sendo reconquistadas.
Para nos ajudar a entender melhor o outro lado da moeda, recrutamos um dos membros mais antigos de nossa comunidade, o Tarcizo Corrêa, que migrou para o FIFA na versão 2012, e vem jogando ativamente, para uma entrevista:
Desde a criação de nossa comunidade, você sempre foi, reconhecidamente, um dos jogadores mais fortes de Pro Evolution Soccer. Que motivo ou motivos te levaram a migrar para o FIFA 12 ?
O principal motivo da minha migração foi a facilidade de fazer gols no PES 12 (Banana Shot, Super Cancel e zagueiros ruins). Nunca gostei de jogar defensivamente e sair nos contra-ataques, PES 12 pediu muito disso e minha paciência acabou. Daí fui buscar uma alternativa que me desafiasse um pouco mais, e testei o FIFA 12, que estava sendo bastante elogiado.
Você já teve uma boa impressão do jogo logo nas primeiras partidas ? A curva de aprendizado foi muito longa ?
Minha primeira impressão foi: “Esse jogo é espetacular!”. No FIFA, eu consegui colocar meu jogo em prática logo nos primeiros jogos, já que nunca fui um jogador de pegar a bola com o Messi e sair correndo, sempre procurei tocar a bola e definir na hora certa. E isso fez com que minha adaptação fosse mais rápida. A curva de aprendizado foi muito longa pra chegar no nível que estou, jogando na primeira divisão do SEASONS, tive que jogar umas 100 partidas para ser promovido no FIFA 12, hoje no FIFA 13 consegui a promoção em 60 jogos, que é um número bem significativo.
Em relação aos comandos do jogo, sabemos que há similaridades (botões que executam o mesmo comando em ambos os jogos) e diferenças (comandos que só existem em um dos jogos). No caso das similaridades, você muda a configuração do controle para ficar igual ao PES ? E os comandos diferentes, quais você poderia destacar e que poderíamos ter no PES ?
Sem dúvidas, depois de jogar o PES por uma década, acostumar a chutar com a botão O (bolinha) seria um sacrifício e tanto. Então, quando vi que podia customizar minha configuração de controles no FIFA, foi a primeira coisa que fiz no jogo. Deixei praticamente todos os botões iguais ao PES, só inverti o L2 e o R2, por questões defensivas, e consequentemente isso influiu na parte ofensiva, com minha configuração de controle no FIFA eu bato colocado com o L2 e driblo com o R2. Em relação a comandos, acho que o PES 13 veio bem parecido com o FIFA 13, principalmente se tratando de dribles. A grande diferença dos dois jogos está na IA.
No Plano de Jogo, quais as principais diferenças e quais os pontos positivos e negativos de cada um ?
Na minha opinião, o Plano de Jogo é um elemento que os jogos se diferenciam bastante.
Criação e edição de formação(como o time se posiciona no campo):
No PES: Fácil e prática, arrastando os jogadores; apertando quadrado, você visualiza as informações individuais, é um verdadeiro show de interatividade. E é possível modificar a formação tanto no modo online, como no offline.
No FIFA: Complicado. A pessoa tem que ter bastante paciência para modificar o posicionamento dos jogadores em campo. Na minha opinião, é bem chato de fazer. Eu não perco muito tempo mexendo lá, porque além de ser chato, não é permitido em Campeonatos oficiais usar formações personalizadas. Outra coisa ruim, é que se você for jogar online, as configurações da formação não podem ser modificadas ali. Só no modo offline que é permitido.
Criação e edição da tática (como o time se comporta em campo):
No PES: Como todos vocês conhecem, nesse quesito é possível mexer na densidade, velocidade, ofensividade, etc, de forma de bem simples, com uma barrinha de 0 a 20.
No FIFA: É um pouco mais complicado, mas é mais detalhado, a disposição também é por barras, só que de 0 a 100, bem parecido, só que lá você organiza a equipe de forma diferente, Defesa-Meio e Meio-Ataque, ou seja, dá pra mexer com a densidade da equipe só do meio pra trás, ou só do meio pra frente, isso é bem legal. Nessa parte com certeza o FIFA leva vantagem, as táticas ficam mais complexas e detalhadas, normalmente você já acerta sua tática de primeira. E assim como a formação, a tática só pode ser personalizada no modo offline, se quiser jogar online com ela, tem que fazer ela antes do jogo começar(desvantagem em relação ao PES).
E durante uma partida, que pontos positivos vale à pena destacar no FIFA ? Há também aspectos que deveriam ser melhorados ?
Resposta: Existem diversos pontos positivos no FIFA, todos ligados ao fato da IA ser bem interessante:
*Os zagueiros cortam passes que passam pertos deles, ou seja, as defesas são mais sólidas;
*O toque de bola é ESSENCIAL no jogo, dificilmente uma pessoa que toca bem a bola perderá para alguém que só sabe apertar o botão de correr e chutar de fora da área;
* Na versão 2013 pra acabar com a facilidade de fazer gols de cabeça, a EA modificou o “first touch control”, ou seja, quando você vai pegar uma bola de primeira para chutar/cabecear/passar ou se seu jogador não estiver totalmente equilibrado, o chute/passe é executado de forma manual (e ira mais ou menos no lugar que o seu analógico/direcional estiver apontando, isso faz com que lances, até mesmo dentro da pequena área, se tornem imprevisíveis. Esse tipo de situação é constatado a partir do momento que você vai aumentando de nível e a marcação dos adversários vai melhorando.
Aspectos para melhorias:
*Bugs como: o bandeirinha entrar em campo quando uma falta é cobrada de maneira rápida, e os choques entre jogadores, às vezes quando dois jogadores estão no chão, demora um pouco para que os dois levantem, mas tanto um fato como o outro não acontecem com grande frequência.
*Personalização de formação e tática no modo online durante o jogo.
Para finalizar nossa entrevista, você já testou o PES 2013 ? Em caso positivo, o jogo melhorou o bastante para convencê-lo a voltar a jogá-lo ?
Já testei sim, joguei com um amigo. Não tive tempo de parar e observar tão bem, mas pelo que vi, ele está muito melhor que o PES 12. Só de ter diminuído a incidência de Super Cancel, e não ter mais o Banana Shot, foi um grande avanço. Por Como algumas pessoas já sabem, vou comprar o PES 13 em Janeiro, e jogarei com o pessoal do CTC, para melhorar meu jogo. Vou dar essa chance ao PES 13, mas com certeza o FIFA ainda me agrada mais.
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