segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Entrevista com o Atual Campeão Brasileiro de PES: Leandro Horta

O Blog CTC, orgulhosamente, apresenta para vocês uma grande entrevista com o atual campeão brasileiro de Pro Evolution Soccer, Leandro Horta. Dono de um grande talento no futebol digital e com vários títulos acumulados em torneios por todo o Brasil, Horta compartilha conosco suas opiniões não somente sobre o jogo, mas do cenário competitivo.

Qual o seu nome e sua idade ?
Leandro Horta, 24 anos.

Qual versão do PES que você teve mais prazer de jogar e porquê ?
PES2008. Era um jogo rápido, de toque de bola, drible, ou o que o player quisesse fazer, o jogo te permitia jogar de varias maneiras, era divertido de jogar. Além disso, não havia as apelações que vimos no PES12 e PES13.

Quando e como foi sua transição de jogador casual para jogador profissional ?
Foi por volta de Abril de 2012, até então eu só jogava campeonatos aqui no ES. Quando comecei a treinar no CTC, vi que meu nível estava bom, já que perdia pouquíssimas partidas. Depois de perceber isso, me interessei em jogar um campeonato em SP, a Copa Osasco. Corri atrás de um patrocínio e consegui. Fui Campeão da Copa Osasco e logo em seguida entrei na Kong’s, que era um patrocínio fixo, daí pra frente passei a jogar praticamente todos campeonatos com premiação boa. Essa transação foi muito rápida. Numa semana eu só jogava aqui, na outra eu estava na equipe dos melhores do Brasil.

Conte-nos como foi sua jornada até o título de Campeão Brasileiro 2012. Como você se preparou para chegar até o topo ?
Meus treinamentos sempre foram 80% online, principalmente no CTC. Depois que entrei na Kong’s passei a jogar campeonatos de alto nível com grande freqüência, que também me ajudou a manter o ritmo de campeonato. Viajava frequentemente e joguei contra todos os estilos de jogo imagináveis, isso sem dúvida foi um grande crescimento, já que nada mais era novo pra mim, eu conhecia todos os estilos de jogo, então já sabia bem o que esperar. Depois disso foi tudo muito natural, tava muito confiante no titulo do campeonato brasileiro e, com muita dificuldade, consegui chegar ao meu objetivo.

Ainda almeja ganhar títulos inéditos, como uma Copa do Brasil ou até mesmo um campeonato mundial ?
Todo jogador tem vontade de jogar um mundial, isso é inegável. Na Copa do Brasil dei azar duas vezes. Talvez em 2014 seja minha ultima tentativa.

Jogadores profissionais com vídeos no You Tube de suas partidas em torneios, podem ter menos chances de vitória em campeonatos futuros ? A técnica de um jogador pode realmente ser mapeada através de vídeos ? 
Eu não costumo assistir vídeos de jogos, então pra mim isso é indiferente. Mas no caso de quem fica vendo e revendo o jogo, isso pode sim trazer alguma vantagem, já que as jogadas de qualquer player tem um padrão

Até que ponto jogar on line pode prejudicar o seu desempenho em partidas off line ? Fale-nos um pouco sobre isso, já que sabemos que você joga bem em ambos os modos.
Cada um sabe o que é bom ou ruim pra si na questão dos treinamentos. Eu diria que jogar online não interfere em absolutamente nada no off, já que com conexões boas os jogos ficam praticamente iguais ao offline, mas isso é sobre mim. Há quem diga que online é horrível, que atrapalha. Eu discordo, mas cada um vê de uma forma.

Que conselho você daria para jogadores que sonham em ser campeão brasileiro como você ?
Treinamento e desenvolvimento do próprio jogo. Saiam dessa coisa de fazer a “jogada mais fácil”, isso não leva à lugar nenhum, já que raramente vemos algum jogador desse tipo ganhar um campeonato de ponta

Na sua opinião, quais os 5 melhores jogadores brasileiros de PES de todos os tempos ?
Cabeça, Snake, Black, Alonso e eu (não necessáriamente nessa ordem).

O que você acha da franquia FIFA? Existem elementos do FIFA que você gostaria que fosse incorporados ao PES ?
FIFA é ótimo quando jogado por diversão, já que você pode jogar com times do Brasil tranquilamente (os times são feitos com realidade) e as situações de jogo são muito reais. Jogando competição não deve ser tão legal assim, o jogo é muito amarrado e isso é um saco. Gostaria que o PES fizesse os times do Brasil com realidade e que fosse possível usar esses times, já que no PES2013 os times do Brasil são nojentos, horríveis, não dá ânimo de jogar um tempo sequer com esses times. Os jogadores são mal feitos em todos os quesitos, e isso é irritante. Mas a mudança do PES mais importante seria deixar de criar uma apelação pra cada versão, que isso também é ridículo.

Durante todo o ciclo de versão de PES já tivemos muitas mudanças de recursos do jogo, inclusive recursos que fizeram parte apenas de uma única versão. Há algum destes recursos que você sente falta nas versões atuais do PES ?
Não, de jeito nenhum. Só sinto falta do tempo que não havia apelação, onde o cara tinha que criar de verdade, fazer uma jogada de verdade. Só isso.

Já viu vídeos e/ou teve oportunidade de jogar o PES 2014 ? Qual a sua expectativa para esta nova versão ?
Vi alguns poucos vídeos, não sou de assistir vídeos sobre PES. Espero que o jogo seja real e bem feito, sem apelações e jogadas ridículas. E também que mantenha a velocidade que o PES sempre teve, mantendo o dinamismo do jogo.

Muito obrigado pela entrevista e boa sorte no Campeonato Brasileiro 2013. Deixe uma mensagem para o leitores do Blog CTC.
Galera, façam o jogo de vocês, saiam fora dessa parada de ficar fazendo a apelação do jogo, isso não leva à lugar nenhum.E continuem prestigiando o blog do CTC. Abraço.