quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

10 Coisas que Sentimos Falta no Pro Evolution Soccer

Na série Pro Evolution Soccer (incluindo o International Star Soccer do Super Nintendo, assim como todos os jogos de futebol da Konami que não possuem Pro Evolution Soccer/Winning eleven no nome), tivemos muitos recursos legais no jogo e que, infelizmente não estão mais disponíveis para os jogadores.

1) Barra de Equilíbrio - Sem dúvida, um recurso que faz muita falta aos jogadores. Permitia tornar o time mais ofensivo ou mais defensivo, em tempo real, sem necessidade de pausar o jogo e modificar o time no plano de jogo.


2) Cards de Habilidade - Um recurso visual, muito bacana que permitia, de forma intuitiva, identificar as habilidades individuais de cada jogador.


3) Cartão de Nível de Ataque - Para cada jogador do time, era possível definir o comportamento em campo (ofensivo, equilibrado ou defensivo). Era um recurso muito útil para, por exemplo, impedir o avanço excessivo dos laterais.


4) Cenários - O jogador começava uma partida com desvantagem no placar, em um cenário específico (por exemplo, perdendo de 2 x 1 próximo do término do jogo) e deveria revertê-lo.


5) Comunidades Online - O modo online preferido dos jogadores que gostavam de disputar partidas com os amigos. Em uma comunidade, era possível disputar partidas amistosas, assim como criar torneios. O único defeito era permitir apenas 100 usuários. Além disso, era possível acessar várias estatísticas interessantes, como o número de partidas de cada comunidade, o membro da comunidade com mais vitórias seguidas, dentre outras.


6) Copiar-Colar Táticas - Outro recurso muito útil e que oferecia praticidade para os jogadores. Por exemplo, se você desejasse utilizar uma primeira tática 4-3-3 e uma segunda tática 4-5-1, apenas mudando a função dos jogadores e mantendo a mesma posição em campo, bastava criar a primeira tática, copíar-colar na segunda tática, e modificar a função dos jogadores a partir deste ponto, ou seja, você não precisava criar a segunda tática "do zero".


7) Ligar/Desligar Habilidades - Existiam determinadas habilidades dos jogadores que era possível ligar ou desligar, conforme a necessidade. Por exemplo: habilidade de procurar espaços livres para chutar fora da área.


8) Mudança de Estratégia Baseado no Placar e no Tempo do Jogo - Este recurso, infelizmente, esteve presente apenas no PES 2011. Era possível definir, já no Plano de Jogo, a estratégia do time baseado no tempo da partida e de acordo com o placar atual (ganhando a partida, empatando ou perdendo). Por exemplo: 1) "Bola Longa" dos 15 aos 45 minutos, caso esteja ganhando a partida; 2) "Contra-Ataque" dos 45 aos 60 minutos, caso esteja empatando a partida.


9) Setas de Ataque - Presente pela última vez no Pro Evolution Soccer 2009, era muito utilizado para definir para que direção os jogadores se deslocariam após retomar a posse de bola como, por exemplo, para que os zagueiros e o volante recuassem neste momento.


10) Trabalho de Equipe - Para cada jogador titular, era exibido o nível de entrosamento (de 0 a 99) com cada companheiro do time, o que facilitava uma escalação mais precisa e eficiente.