terça-feira, 7 de agosto de 2012

Entrevista com Pro Player - Renan Cruz

Dando continuidade às entrevistas do Blog CTC, aplicamos nosso questionário, desta vez, a um representante do estado da Bahia: Renan Cruz. Fico feliz pela repercussão da primeira entrevista, e esta é apenas a segunda de muitas que estão por vir.
Pro Players de vários estados brasileiros estão respondendo o questionário neste momento e, à medida que forem finalizados, postarei no blog.

Qual o seu nome e sua idade ? 

Renan Cruz, 22 anos.

Com qual versão do PES você começou a jogar ? 

Internacional Star Soccer, do Super Nintendo.

Desde que versão do PES você joga em nível competitivo ? 

Pro Evolution Soccer 2008.

A cada versão do PES, notamos mudanças drásticas na jogabilidade, a adaptação geralmente é demorada ? 

Nem tanto.

Foi uma inovação interessante do PES 2012 um time passar a ter 4 táticas possíveis? Ou na prática os ajustes táticos acontecem muito mais durante as partidas?

Achei muito interessante a possibilidade de usar 4 táticas, acho que deixa mais dinâmico o jogo, antes o jogador tinha que parar a partida em seu andamento, para fazer alterações, isso as vezes era chato.

Alguns jogadores quando saem na frente do placar, alternam para uma tática mais defensiva, com a intenção de dificultar a "virada" do adversário, isso é algo frequente entre os pro players ?

Sim, muito frequente.

No PES 2012, a IA do jogo já é boa o suficiente para o jogador confiar em jogar com laterais sem comprometer o setor defensivo ?

Ainda não acho boa o bastante para o uso de 2 laterais.

Como se chega à tática ideal ? É na base da tentativa e erro ?

A tática é algo que tem que ser aperfeiçoada a cada dia, então, toda tentativa é sujeita a erros e isso é valido para que o resultado seja uma tática consistente.

A cada nova versão, uma nova tática se mostra mais eficiente ou no fim das contas o princípio tático é sempre o mesmo ?

Questões táticas são muito complexas, mas acho que o principio continua o mesmo pois, afinal, o estilo de jogo dificilmente é mudado.

Existe uma forma ideal de marcar ? O estilo de marcação será diferente se você tiver conhecimento prévio do seu adversário e já souber, por exemplo, que ele joga mais individual ou coletivamente ?

Não existe uma forma ideal de marcar, pois cada adversário tem uma forma de jogar diferente, às vezes parecida, mas nunca igual.

É possível defender bem sem utilização de goleiro manual ? Se não é possível, em que situações este recurso é útil ?

O goleiro manual é algo que faz muita diferença, principalmente em jogadas mano a mano.

Alguns jogadores acham desaconselhável usar o quadrado para marcar, alegando que tira o defensor de sua posição original, deixando lacunas na defesa. O que você acha disso ?

Não da pra usar o quadrado o tempo inteiro, mas evitar lacunas é muito difícil, apertando ou não.

Existem práticas desaconselháveis para se montar uma boa tática ? Como utilização de líbero, por exemplo ?

Desaconselhável é não seguir seu estilo de jogo para montar sua tatica.

Dizem que é ideal jogar no chão (sem cruzamentos), pelo fato de um pro player sempre defender facilmente bolas altas, bastando, para isso, acionar o goleiro manual. Verdade ou mito ?

Mito, futebol é variação de jogadas.

É importante arriscar chutes de fora da área ? Ou é melhor trabalhar uma jogada pra chegar mais  próximo ao gol e aumentar as chances de convertê-lo ?

É sempre importante uma jogada diferente, acho valido a tentativa de chutes de fora.

É possível ser eficiente no ataque apenas mantendo posse de bola, com bom passe e criando as oportunidades ? Ou é essencial também ter uma boa habilidade individual e driblar bem ?

Ter um pouco de tudo.

No PES 2012 há uma polêmica muito grande em relação ao excesso de bugs. Eles são essenciais para vencer ? É possível ser competitivo sem estes recursos ?

Infelizmente, os bugs são essenciais para vencer, lamentável isso, pois bugs são mais importantes que questões táticas por exemplo.

Você já testou a primeira demo do PES 2013 ? Se sim, quais foram suas primeiras impressões ?

Sim, achei promissor, mas é melhor esperar a versão final. Só espero que a Konami ouça mais os fãs e façam correções de erros o mais rápido possível quando reportados.