Confesso que não gosto muito deste tipo de post. Acho que muitos blogs ao redor do mundo já fazem estas coisas muito bem, seja divulgar notícias importantes em primeira mão, ou comentar tendências. O melhor seria nosso Blog conter posts exclusivamente didáticos e
que pudessem aumentar e/ou melhorar o nível dos jogadores por todo o mundo.
que pudessem aumentar e/ou melhorar o nível dos jogadores por todo o mundo.
Mas, chegam momentos que faz-se necessário abordar algumas coisas importantes sobre o Pro Evolution Soccer. Existem inúmeras coisas que precisam melhorar com urgência, sob o risco de comprometerem seriamente nossa diversão. E não me refiro a aspectos que foram notados apenas no PES 2013 e sim, ao longo de várias versões, mais especificamente desde o PES 2008, que foi a primeira versão da atual geração de consoles.
Onde está aquele recurso que eu gostava ?
Talvez seja a pergunta mais frequente nos primeiros dias que começamos a jogar uma nova versão. Quando a Konami começará a incluir novos recursos/opções interessantes, sem cortar outros recursos em detrimento deste acréscimo ? Alguém se lembra da neve em campo ? Sumiu desde o PES 2009. E os cards de habilidade, que era possível ligar e desligar ? Recurso exclusivo do PES 2010.
O PES 2013 bateu o recorde de recursos retirados pela Konami:
- Comunidades off line;
- Ligas dentro de comunidades;
- Possibilidade de jogar partidas de comunidade com seta fixa verde.
Este último recurso merece um comentário especial. A partir do PES 2011, aqui no Brasil, todos os torneios oficiais passaram a ter partidas realizadas com seta fixa verde, tendo como justificativa o fato de que as setas aleatórias aumentavam, e muito, o fator sorte na partida. Devido a este fato, todas as partidas jogadas on line em nossa comunidade era sempre configuradas com seta fixa verde, visando tornar o treino o mais próximo possível de uma partida oficial. Com o lançamento do PES 2012 e a consolidação de nossa comunidade como um ponto de encontro de grandes jogadores de futebol digital, todos se uniram em pró de um objetivo: tornar-se a comunidade de PES com maior quantidade de partidas no mundo. Aparentemente, era algo bastante complicado, estávamos em oitavo no ranking e com mais de 8.000 partidas atrás do primeiro colocado. Porém, a cada semana que se passava, íamos avançando cada vez mais, subindo no ranking e finalmente, no dia 21 de junho de 2012, atingimos o topo. Finalizamos o PES 2012 com mais de 5.000 partidas na frente do segundo colocado.
Imaginem a decepção ao perceber que no PES 2013 não era mais possível jogar com setas fixas verdes dentro de comunidades on line. Diante desta infeliz constatação, tentamos fazer a nossa parte: divulgamos uma enquete aqui no Blog sobre aspectos que prejudicavam a diversão, fizemos a mesma chegar à Konami, e no que resultou ? Infelizmente, em nada.
Por que apenas 3 patches por versão ?
Não existem jogos sem erros. A atual geração de consoles inaugurou algo muito importante: não precisamos mais conviver com os erros dos jogos que vêm de fábrica. Periodicamente, os fabricantes disponibilizam correções (patches), que são baixadas para o disco rígido do console e consequentemente, consertam a falha.
Visto que sabemos que quaisquer problemas podem ser devidamente consertados, considero lamentável o fato de termos apenas 3 correções a cada versão do PES. Geralmente os erros mais críticos são descobertos após alguns meses após o lançamento da versão, então é necessário que tenhamos correções periódicas e que se estendam ao longo de todo o ano.
Por que meu time está desatualizado ?
Analogamente às correções, temos poucas atualizações do banco de dados (times, uniformes, etc) a cada versão. Este tipo de atualização deveria ser em tempo real: assim que o jogador assinasse o contrato com o novo time, o elenco do time antigo e novo seriam automaticamente atualizados ao iniciar o jogo.
Quando os jogadores pro players irão receber uma atenção maior da Konami ?
A quantidade de torneios de futebol digital tem crescido significativamente. Isso quer dizer que temos um número cada vez maior de jogadores que treinam para conseguir bons resultados e que necessitam que o jogo esteja o mais próximo da perfeição possível (correção periódica de bugs). Ao meu ver, o foco da Konami ainda é totalmente voltado para o jogador casual: vemos constantemente divulgação de atualizações que apenas interessam ao jogadores casuais, como novas comemorações de jogadores, por exemplo. Este tipo de atualização é irrelevante para um pro player. Para ele, o que realmente importa, é um jogo no qual a técnica prevaleça sobre a exploração de bugs do jogo.
Encontrei um bug no jogo, como eu reporto pra Konami ?
Definitivamente, a Konami precisa de um canal oficial de comunicação, no qual os jogadores possam dar sugestões, fazer críticas e, principalmente, reportar bugs. Um fórum seria uma ferramenta interessante para este propósito, até mesmo para que um representante da Konami pudesse dar feedback aos jogadores. Os canais atualmente existentes focam exclusivamente na divulgação da marca Pro Evolution Soccer, sem se preocupar muito com esta parte tão importante.
Por que uma partida on line é tão diferente de uma partida off line ?
A Konami precisa ter uma equipe inteiramente voltada para o modo on line, visando equalizar de vez os dois mundos (on line e off line). Mesmo com ótima conexão entre os adversários, nota-se claramente uma diferença no timing, seja nos passes, nos chutes a gol, etc. Além disso, é comum existirem jogadas que são efetivas no modo on line, mas não são efetivas e/ou não funcionam no modo off line e vice-versa. Alguém poderia explicar por que nunca foi possível controlar o goleiro manualmente no modo line ?
Como anualmente acontece, mas uma vez acreditaremos que na próxima versão, pelo menos algumas das inconsistências citadas acima sejam melhor avaliadas pelo Konami e tenhamos um jogo melhor para todos. A informação que se tem até o momento, é que o PES 2014 está sendo desenvolvido a partir do zero, utilizando a Fox Engine, a mesma a ser utilizada no novo Metal Gear.
A Konami deve pagar muito menos por direitos dos clubes/jogadores, com menos atualizações neste formato atual. Não vejo muitas chances disso mudar. Ela deve faturar algum $$ com DLCs de chuteiras e bolas, isso sim.
ResponderExcluirA EA Sports tem um apelo muito grande fazendo aqueles scouts da Premier League na TV a cabo (deve ser o campeonato mais assistido do mundo). Como competir com a "novela das nove da Globo" (no resto do mundo)? kkk
Quanto ao potencial da Fox Engine: é bom que seja algo muito inovador, mesmo. Mas o PS3 é tão fraco com 256mb VRAM que não sei o quanto disso facilita pra inovar. Não dá "travadinha" no PES 2012/2013 PS3 jogando offline, já? Tipo um PC fraco de GPU..
Acho que o hype certo é apresentar versão PS4 pro começo do ano que vem logo, junto do PES 2014 PS3 agora em Outubro.
Tomara que com alguns milhoes de poligonos a mais na manga os japas "desrobotizem" o jogo #LOL